Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA MELHORA DESENVOLVIMENTO DOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

Apesar dos avanços da lei, muita gente ainda tem problema para ter acesso à educação inclusiva. Contudo, com acompanhamento e estímulo desde cedo, portadores da síndrome rompem barreiras.

Tarcísio Neto tem 9 anos. É um garoto esperto e comprometido nas aulas. É que além das aulas na escola regular, ele passa por reforço e tem um acompanhamento multiprofissional. O cuidado partiu da família que enxergou a Síndrome de Down como uma barreira superável e, por isso, vem conquistando várias vitórias com o desenvolvimento constante do menino.

“As famílias precisam acreditar no potencial da criança. É preciso ir conhecendo seu filho, conhecendo essas terapias, dando essa independência, daí ele vai conseguir acompanhar tudo como outras crianças”, destacou Renata Burity, mãe de Tarcísio.

E se estimular é a palavra de ordem da família, a alfabetização não ficou como única meta de infância de Tarcísio. Ele também tem aulas de inglês. Mesmo com toda importância do acompanhamento pedagógico especializado para os portadores da síndrome, a realidade da oferta desse serviço, tanto na rede pública quanto privada, é longe da ideal.

“Eu costumo dizer que não existe escola preparada para a inclusão de uma forma perfeita, da forma como a gente idealiza. Porém, vejo que os professores têm melhorado a cada dia. Nós temos ocupado esses espaços, a formação inicial – que começa desde a universidade - já abrange as disciplinas de educação especial”, explicou a pesquisadora Taísa Dantas.

Existem leis que dão direito ao acompanhamento personalizado. A luta por uma educação de qualidade está entre os desafios para a família. E por isso, a família precisa compreender as particularidades impostas pela síndrome desde cedo.

Fonte: www.portalt5.com.br

 

Tags:

Endereço:
Avenida Minas Gerais esquina com Rua Fortaleza, 4405 • Alta Floresta D'Oeste • RO
E-mail:
apaealtafloresta@hotmail.com
Telefone:
(69) 36413055